REMATA DE BOQUINHAS

Descarte obedecendo a cor ou a letra/boca da carta, falando uma palavra que tenha essa letra. Ideal para fixação da alfabetização e numa segunda opção de jogo, ampliação de vocabulário e categorias gramaticais.
Disponibilidade: Alerta de Estoque
R$ 88,00

 

Manual de Instruções

Como Jogar:

Distribuem-se 5 cartas para cada jogador, ficando as restantes viradas para baixo, reservadas em um monte, para serem compradas.

 

Forma simples, indicada para crianças de 5 a 6 anos:

Inicia-se abrindo uma carta do monte. O jogador da direita deve dizer em voz alta uma palavra iniciada com a letra/boquinha sorteada. Se conseguir, poderá descartar uma de suas cartas que seja da mesma cor, ou que possua a mesma Boquinha, para que o jogador seguinte repita o mesmo. Assim, cada jogador, ANTES de descartar uma carta, deverá falar uma palavra, que é a condição para continuar jogando. As palavras devem ser memorizadas e não podem ser repetidas.

Exemplo: palavra iniciada com A = avião. O próximo jogador não poderá repetir avião, devendo pensar em outra palavra.

Caso não saiba uma palavra iniciada com a letra da carta aberta, passará sua vez ao jogador seguinte. Observe que a palavra deve iniciar com a LETRA e a BOQUINHA da carta, que nem sempre corresponde ao nome da letra.

Caso não possua uma carta da mesma cor ou com a mesma Boquinha, poderá comprar APENAS UMA carta do monte. Caso ainda assim não tirar a carta solicitada, passa sua vez.

OBSERVAÇÂO: nas cartas que contém as letras ARRA, ASSA, ASA, Ç, NH, LH, as palavras faladas podem apenas conter essas letras no seu interior, posto que não se iniciam palavras com Ç, SS.

 

Forma complexa, indicada para crianças a partir de 6 anos:

Idem ao explicado na forma simples, mas a palavra falada deve respeitar a letra no canto inferir direito, sendo V = VERBO, A = ADJETIVO, S = SUBSTANTIVO e F = FRASE.

Assim, se a letra sorteada for A, com a indicação de S à direita, deverá dizer um substantivo iniciado por A = alface, se for V, um verbo = amor, se for A, um adjetivo = alto e se for F, uma frase = A menina é esperta. Sugere-se usar verbos na forma do infinitivo.

 

Cartas Especiais:

Coringa= vale qualquer carta e quem a descartar “pede” a cor a ser continuado o jogo.

Proibido (um círculo cortado na diagonal) = proíbe o próximo jogador de descartar, isto é, pula-se a sua vez.

Setinhas = inversão no sentido do jogo de anti-horário, para horário. Isto significa que quem a jogou vai jogar de novo.

+ 2 = obriga o jogador seguinte comprar mais duas cartas, mesmo que possua um descarte. O jogador pode descartar uma carta, desde que sirva.

 

Ganha o jogo quem REMATAR todas suas cartas, ou seja, ficar sem nenhuma.