MEMÓRIA LETRA INICIAL

50 Figurinhas para serem pareadas entre figura e sua letra/boca do início da palavra.
R$ 34,00

Nova embalagem: sacolinha de TNT

 MANUAL DE INSTRUÇÕES

Descrição

Alfabetizar-se implica conhecer as letras, mas principalmente seus sons, que são produzidos por uma Boca que os articula. Esse processo é muito abstrato para muitos aprendizes, podendo não ser bem sucedido, ou atrasar o seu avanço.

Nesse jogo Memória de Letra/Boca Inicial, elaborado pela autora Dra. Renata Jardini, trabalha-se o domínio e memória visual de figuras, associada à foto de sua da letra inicial com a articulação (boquinha). Esse é um trabalho de consciência fonológica e fonêmica (som individual), primordial para a alfabetização.

O aprendiz é estimulado pelos neurônios-espelho do cérebro a imitar a posição da boca, podendo reproduzir o seu som (fonema), que nem sempre é igual ao nome da letra. Nas cartas de imagens, o aprendiz é levado a falar a palavra e ouvir/ver a posição de sua boca no início da palavra, associando-as. O lúdico, um jogo de memorizar pares confere fixação a esse processo, motivando a criança.

Componentes

  • 25 cartas com letras/bocas das vogais e consoantes de nosso alfabeto;
  • Como diferencial em Boquinhas, trabalhamos a boca GE-GI (mesma do J), QU (mesma do C), CE-CI (mesma do S) e CH (mesma do X), que embora sejam escritas com outras letras, fazem o mesmo som e possuem a mesma boca. A letra H não é contemplada porque não possui som/boca que a pronuncie quando no início de palavras;
  • 25 cartas com imagens iniciadas com as respectivas letras/bocas supracitadas;  
  • Uma cartela de Boquinhas contendo todas as bocas/letras correspondentes.

Indicação

A partir de 3-4 anos, ou iniciantes da leitura e escrita. Uso individual, em duplas ou grupos de até 6 jogadores. Indicado para clínica, escola ou domicílio.

Objetivos

▪ Fixar a aprendizagem das letras/bocas, associando aos seus respectivos sons (fonemas);

▪ Fixar a consciência fonológica e fonêmica das letras/bocas iniciais das palavras, necessária para a aprendizagem;

▪ Memorizar a posição das cartelas, a fim de se formar pares.

 Como jogar:

Distribuem-se as figuras ordenadamente sobre a mesa, viradas para baixo, dispostas em dois grupos, sendo um para as figuras e outro para as letras/bocas.

Cada jogador, na sua vez, vira uma figura e uma Boquinha, tentando encontrar o par que corresponde à letra inicial da figura. Aquele que acertar o par tem o direito de jogar novamente. Ganha-se o jogo quem conseguir mais pares.

Observação:

As consoantes são apresentadas segundo a regularidade entre o som (fonema) e a Boquinha (articulema) que a palavra possui, e não o nome da letra, ou sua grafia (grafema) que pode se apresentar de maneiras diferentes, acarretando as dificuldades ortográficas, que devem ser memorizadas.

Assim, o som e Boquinha /S/ pode aparecer nas palavras /SALADA/ e /CEBOLA/; etc. Optamos por apresentar além das palavras simples, as variáveis ortográficas /S-CE-CI-, J-GE-GI, X-CH e, C-QU/, que devem ser bem exploradas com o auxílio da pista fonovisuoarticulatória. Outras palavras devem ser exploradas, para melhor fixação.

Pode-se formalizar o ensino da leitura e escrita, solicitando-se à criança que escreva em uma folha à parte, as palavras do jogo, fixando a Boquinha enquanto fala. Deve-se evitar a escrita apenas por cópia ou decoreba.

Outras palavras podem ser descobertas que iniciam com a mesma letra, fixando-se as dificuldades ortográficas.

                                               GABARITO DE RESPOSTAS 

A

APITO

J-GE-GI

JACARÉ-GIRAFA

T

TOMATE

B

BORBOLETA

L

LUVA

U

UVA

C-QU

CAVALO-QUEIJO

M

MILHO

V

VELA

D

DEDO

N

NAVIO

X-CH

XÍCARA- CHUVA

E

ESTRELA

O

OVO

Z

ZEBRA

F

FOGO

P

PEIXE

 

 

G

GALINHA

R

REGADOR

 

 

I

ILHA

S-CE-CI

SALADA-CEBOLA