Maratona de Leitura - para aumentar a velocidade de leitura

Jogo que estimula a rota de leitura lexical, com 2 ampulhetas para marcar o tempo. Leitura de palavras, frases e textos, com 3 níveis de dificuldade.
R$ 65,00

A autora Liliane Reis responde perguntas sobre a utilização desse jogo, em seu canal no youtube. Acessem: https://youtu.be/6tb0-WoQNRM

Descrição

Alfabetizar-se implica ler e escrever de maneira autônoma e eficaz. E atingir leitura veloz, sem erros e fluida, com compreensão é um grande entrave no processo dessa aquisição.  

Nesse novo jogo Maratona de Leitura com Boquinhas, inaugurando a nova parceria entre as autoras Renata Jardini e a coautora Multiplicadora de Boquinhas, Liliane Góes Regis dos Reis e da desenhista Keyle Barbosa, trabalha-se a velocidade de leitura e sua compreensão, de palavras, frases simples, semicomplexas, complexas, e textos, de maneira desafiadora, com marcação do tempo e recursos de mediação Boquinhas, para se atingir a rota de leitura lexical (direta).

O Método das Boquinhas®, fonovisuoarticulatório, auxilia a desenvolver a rota de leitura lexical (mais veloz) de maneira simples, eliminando-se a leitura silabada, lenta e com baixa compreensão. O uso das réguas com “janelinhas” encoraja o leitor a ver a palavra toda, estimulando-o a ler em voz alta, somente quando souber pronunciar a palavra por inteiro. À medida que consegue, passa para a “janelinha” maior, para ver mais palavras, sempre com o desafio do tempo. Essa mediação também minimiza as hipo e hipersegmentações na escrita.

Palavras, frases e depois textos, com número de palavras padrão são oferecidos para leitura, com controle do tempo por meio de ampulhetas, e associação com suas imagens significativas. Os textos são apenas ilustrativos e não devem ser relidos muitos vezes, a fim de se evitar memorização. Sugere-se ler esses e muitos outro stextos autênticos.   

Esse é mais um recurso de aprendizagem Boquinhas, para facilitar a prática pedagógica, clínica e/ou fixação domiciliar.

 Componentes

  •         96 cartas individuais plastificadas com palavras escritas, nos 4 tipos de letras, sendo 32 palavras simples, com borda verde, 32 palavras complexas curtas com borda amarela e 32 palavras complexas longas com borda vermelha;
  •         27 cartas individuais plastificadas com frases escritas, sendo 9 frases simples, com borda verde, 9 frases complexas com borda amarela e 9 frases mais elaboradas com borda vermelha;
  •         9 textos, sendo 3 de cada tipo, com cerca de 100 palavras (fundo verde), 200 palavras (fundo amarelo) e 300 palavras (fundo rosa) cada. São apenas textos ilustrativos. Deve-se optar pelo uso também de textos variados;
  •         2 ampulhetas de plástico, com tempos variados, sendo a branca com cerca de 1 minuto e a vermelha com cerca de 3 minutos;
  •         6 cartelas com 16 figuras coloridas cada, de imagens isoladas;
  •         27 cartelas de imagens de cenas individuais das frases;

·        Blocos para escrita e pontuação dos resultados;

  •         2 “réguas” com “janelinhas” e uma “régua” branca para cobrir a linha, todas para favorecer a leitura lexical veloz.

 

Indicação

A partir de 5-6 anos, ou iniciantes da leitura e escrita. Uso individual, em duplas ou grupos de até 6 jogadores. Indicado para clínica, escola ou domicílio.

 

Objetivos

  •        Ler rapidamente sem silabar;
  •        Atingir a rota de leitura lexical;
  •        Compreender a leitura de palavras, frases e textos;
  •        Associar os 4 tipos de letras;
  •        Escrever corretamente e com velocidade.
  •        Atingir a velocidade de leitura esperada padrão (cerca de 100 palavras por minuto).

 

Como jogar

Leitura: Cada jogador, na sua vez, sorteia uma carta de leitura, de palavra ou frase, dependendo do nível a ser trabalhado. Vira a ampulheta escolhida, a mais lenta ou a mais rápida, de acordo com o objetivo almejado, e tenta ler a palavra/frase escrita, em voz alta, antes do tempo acabar. Se conseguir, marca ponto. A seguir, passa a vez ao outro jogador. OBS: o jogador deve ler a palavra por inteiro, sem silabar e sem acompanhar sua leitura com os dedos. Se fizer isso, pode ser punido, passando direto a vez ao jogador seguinte. As “janelinhas” servem para se ver somente a (s) palavra (s) a ser (em) lida (s), forçando a leitura por inteiro e veloz. Depois que estiver mais craque na leitura, pode usar a régua fechada para cobrir até 2/3 inferiores da linha escrita, e forçar a leitura com a parte superior que fica visível. Esse exercício aumenta muito a fluência leitora.

Escrita: Após marcar o ponto de leitura, o jogador escreve no bloquinho, a palavra ou frase lida, sem vê-la novamente. Se acertar, marca um ponto. Se acertar com erros, perde um ponto. A seguir, passa a vez ao outro jogador. O jogador deve ler, com muita atenção, a palavra ou frase apenas uma vez e memoriza-la para escrevê-la por completo.

Compreensão de palavras e frases: Escolha o nível de palavra ou frase a ser lida, de acordo com o grau de leitura do indivíduo. Aumente gradativamente, a fim de suscitar desafio. Após ler a palavra ou frase, o jogador deve mostrar qual imagem representa aquela palavra ou frase. Se acertar, marca ponto. Se errar, não marca ponto algum. A seguir, passa a vez ao outro jogador. Para a escolha, podem ser apresentadas 1 cartela com imagens das palavras ou 3 imagens de figuras que representem as frases, pelo grau de dificuldade que se almeja trabalhar. Escolher sempre imagens com representações semelhantes, que possam se confundir, obrigando o jogador a ler e compreender toda a frase.

Compreensão do texto: O jogador deve ler cada parágrafo por inteiro, e logo em seguida explicar o que entendeu de cada parágrafo lido. No final, deve recontar, com suas palavras, um resumo do que entendeu do texto todo. Para cada parágrafo certo, ganha ponto. Podem ser feitas perguntas para auxiliar a compreensão. Os textos que acompanham o jogo são ilustrativos apenas e não devem ser treinados à exaustão, a fim de se evitar leitura por memorização. Deve-se optar também pela leitura de textos autênticos de portadores os mais variados possíveis. 

Ganha o jogo quem marcar mais pontos, ao final das cartas sorteadas.

Pontuação: As cartas, cartelas e textos verdes, marcam 1 ponto. As amarelas marcam 2 pontos. As vermelhas/rosas marcam 3 pontos.

Variação: Você pode priorizar apenas uma forma de jogar (leitura, escrita ou compreensão), caso queira trabalhar uma única habilidade. Você pode ainda, iniciar as jogadas pelo processo inverso, ou seja, a compreensão, mostrando uma figura da cartela e dando 3 ou 5 palavras para escolher qual a representa. Ou mostrando 1 cena e dando 2 ou 3 frases para escolha. A complexidade deve ser adequada ao nível de leitura e escrita de cada indivíduo, bem como a ampulheta de tempo adequada para a leitura.

Esse jogo fica bem divertido em grupo, porém quando isso não é possível, pode ser realizado em duplas, ou com duas crianças, ou com o professor/terapeuta.

 

PALAVRAS SIMPLES

PALAVRAS COMPLEXAS CURTAS

Cartela 1

Cartela 2

Cartela 3

Cartela 4

 FACA

MOÇA

JOGO

DOMINÓ

PORTA

FAROL

ESCADA

FONTE

VACA

OSSO

CAMELO

JIPE

PERNA

TRATOR

JARDIM

NUVEM

FOTO

CAMA

BARATA

PIRULITO

URSO

QUARTO

TRAVE

QUINZE

VOTO

VASO

BATATA

CADEIRA

TINTA

QUADRO

TRILHO

CLASSE

TATU

SUCO

PIPOCA

MOCHILA

TRINTA

MANGA

ARCO

AGENDA

GATO

SOPA

SALADA

TIJOLO

PINCEL

VASSOURA

BARCO

CHUVEIRO

GADO

SOFÁ

RAPOSA

TUCANO

ANEL

TESOURA

BANCO

DINHEIRO

MAÇÃ

BOIA

URUBU

RELÓGIO

PAPEL

CORTINA

PENTE

SORVETE

 

PALAVRAS COMPLEXAS LONGAS

Cartela 5

Cartela 6

FLORESTA

VENTILADOR

REVÓLVER

QUATORZE

 

INVERNO

MARGARIDA

MOSQUITO

AVENTAL

 

HELICÓPTERO

MAMADEIRA

FORMIGA

MACHUCADO

 

CHUTEIRA

PRINCESA

PRESENTE

ESMALTE

 

GINÁSTICA

DICIONÁRIO

ALFINETE

FECHADURA

 

ESCORREGADOR

TEMPERATURA

TELEVISÃO

TRAVESSEIRO

 

LANTERNA

GRAVATA

PROFESSOR

FÓSFORO

 

CAVERNA

VERDURA

CASAMENTO

ESQUELETO

 

 

 

FRASES SIMPLES

1

A menina passeia com seu cachorrinho.

2

A menina dá banho no seu cachorrinho.

3

As meninas comem pipoca no parque.

4

A mãe pega o táxi na chuva.

5

A mãe anda na calçada com um guarda-chuva.

6

Ela não quer tomar sorvete.

7

Ela toma sorvete todo dia de sol. 

8

No pátio da escola as crianças brincam de bola.

9

Na escola as crianças estão na hora do lanche.

 

FRASES SEMICOMPLEXAS CURTAS

10

O menino moreno brinca de bola sozinho.

11

O menino moreno joga futebol e marca um gol.

12

O goleiro loiro do São Paulo agarra um chute forte.

13

Na festa de aniversário da Fabiana o bolo era de chocolate com 7 velas.

14

Leonardo fez 7 anos e sua festa de aniversário era toda enfeitada de verde.

15

O gato branquinho e o cachorro malhado não são amigos.

16

O gato branquinho e o cachorro malhado moram no quintal da casa.

17

A casa amarela da esquina daquela rua tem as janelas quebradas.

18

Naquela rua, uma subida, tem muitas casas com janelas amarelas.

 

FRASES COMPLEXAS LONGAS

19

O pai do Leandro usa um celular para falar com seus amigos.

20

Os amigos trocam mensagens engraçadas por celular. 

21

Quando chove muito, as aves ficam encolhidas de frio sob as árvores.

22

As árvores frondosas balançam seus galhos quando venta e chove muito forte.

23

Eu penso sempre no dia do meu aniversário, quando receberei meus amigos para jantar em casa.

24

Eu recebo meus amigos na pizzaria Don Carmelo, para comemorar o meu aniversário de 20 anos.

25

Eu não sou muito bonita, mas apesar disso sou bem divertida e tenho um emprego que me valoriza demais: sou fotógrafa.

26

Eu não sou tão bonito, mas apesar disso sou bem divertido e tenho um emprego que me valoriza muito: sou fotógrafo.

27

Tenho um fotógrafo excelente, que ao me retratar escolhe cenas especiais que me valorizam muito.