FORMAÇÃO PARA MULTIPLICADOR 2019

Curso completo, teórico prático, com supervisão de tutor e da autora. 5 meses de duração, EAD e presencial, 200h de carga horária. Com 7 livros Kit Alfa.
R$ 3.000,00
R$ 2.800,00

INCLUE Livros 7 Kit Novo alfabetização.

Pagamento à vista (depósito ou boleto) ganha um BRINDE SURPRESA.

Mas você pode dividir esse valor em até 12 vezes. 

NOVA TURMA PARA 2019

Proposta do curso
        Esse curso será oferecido na forma de capacitação atrelada à supervisão fechada, somente entre aluno/tutor, onde os alunos serão assistidos em parte pela autora (videoaulas) e em parte pelo Multiplicador Tutor de Boquinhas, supervisionado pela autora. Também haverá interação quinzenal entre os alunos, tutor e autora, por videoconferência, além do acompanhamento da aplicação de Boquinhas em um (ou mais) caso (aluno ou paciente) do aluno.
       A proposta é capacitar o profissional para se tornar um Multiplicador Boquinhas e representar a autora. Para isso o conteúdo conta com conhecer os princípios neurolinguísticos norteadores da aquisição da leitura e escrita, da Educação Infantil ao 1º ano, bem como dar prosseguimento para os 2º e 3ª anos, oferecendo-lhe subsídios consistentes e diversificados, com enfoque multissensorial, fonovisuoarticulatório, ou seja, som/letra/boquinha. Serão trabalhados ainda a psicogênese da leitura e escrita; o sistema notacional da língua portuguesa; a produção textual; estratégias de mediação e reabilitação nas dificuldades e distúrbios da aquisição da leitura e escrita; bem como estimular e treinar o letramento interligando-o às estratégias alfabetizadoras. Esse trabalho também pode ser desenvolvido com alunos de séries mais avançadas e/ou adultos em que essas habilidades neurolinguísticas estejam falhas e/ou defasadas.
     A abordagem metodológica desse curso é teórico-prática, onde o aluno é estimulado a refletir sobre sua prática, sendo acompanhado à distância por um tutor e autora, e aplicando Boquinhas, obrigatoriamente, em um (ou mais) indivíduo (s), sendo supervisionado individualmente pela autora.
     Ao final do curso, os alunos terão, obrigatoriamente, um encontro presencial com a autora, em Niterói/RJ, para receberem formação da prática de um Multiplicador.


Docentes
Autora: Renata Savastano Ribeiro Jardini - CRFa: 4028 /SP-TRJ
Graduação: Fonoaudiologia, pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, 1981;
Pós-graduação: Mestre em Pediatria, Fac. de Ciências Médicas da UNICAMP, Campinas, 2004; Doutora em Pediatria, Fac. de Ciências Médicas da UNICAMP, Campinas; 2007. Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNICEP, São Carlos, 2004.

Multiplicadora Tutora: Andrea Vilella de Paula, Multiplicadora/RJ. Graduada em Fonoaudiologia pela UNIPAC/Juiz de Fora em 2004; Especialização em Alfabetização e Linguagem pela UFJF em 2006; Especialização em Psicopedagogia pela Progredir/UCP Pólo Três Rios em 2013


Público alvo
     Clínicos de um modo geral, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos educacionais e/ou outros profissionais de áreas correlatas à educação. Todos serão considerados EDUCADORES, dentro de sua prática pessoal. Pedagogos são aceitos, desde que possuam especialização envolvendo patologias, como Educação Especial e/ou Psicopedagogia, neuropedagogia, neuropsicopedagogia, etc.


Carga horária
    Curso modular/semanal, de evolução sequencial, com carga horária de 200 horas, divididas em 5 meses de trabalho. O tempo de dedicação do aluno deverá ser relativo ao seu grau de interesse, sendo considerado mínimo, 1 hora e meia hora de estudo por dia, ou 10,5 horas semanais, mais a presença obrigatória no chat quinzenal de 2 horas, além do encontro presencial em Niterói, de 20 horas. Nessa carga horária está incluída a aplicação, obrigatória, de Boquinhas em um caso, para ser enviada para mediação pela autora.


Objetivos
• Conhecer e usar as funções neurolinguísticas atreladas ao processo de aquisição da leitura e escrita;
• Usar os princípios da Psicogênese da Escrita e os agrupamentos produtivos (Ferreiro e Teberosky), com bases na ferramenta articulatória – Boquinhas, visando a evolução nas etapas da aquisição da leitura e escrita;
• Conhecer o desenvolvimento da consciência fonológica e fonêmica, favorecedor da conversão grafofonêmica e suas implicações na aprendizagem da leitura e escrita;
• Compreender os princípios do sistema notacional da Língua Portuguesa, viabilizados pela ferramenta articulatória – Boquinhas, propiciando alfabetização dos alunos;
• Compreender o processo de elaboração e compreensão textual, pelo Mapa de Ideias, tornando-o acessível aos anos iniciais de aquisição da leitura e escrita;
• Elaborar estratégias preventivas e mediadoras, para preparar, treinar e reabilitar todos os alunos, propiciando inclusão pela aprendizagem, com bases na ferramenta articulatória – Boquinhas;
• Estimular e treinar o letramento interligando-o às estratégias alfabetizadoras, propiciando o uso sociorrelacional da leitura e escrita;
• Conhecer e aplicar os exercícios propostos nos livros;
• Aplicar a metodologia Boquinhas em um caso (ou mais) e acompanhar sua evolução;
• Treinar a prática de um Multiplicador no encontro presencial.


Metodologia do curso
    Para a prática e acompanhamento das videoaulas serão utilizados todos os livros Boquinhas, especialmente os livros da coleção “Novo Kit Alfabetização” (6 livros) mais o livro do professor) que estão incluídos no preço do curso. Os demais livros deverão ser adquiridos gradativamente na Loja Boquinhas www.metododasboquinhas.com.br


Internet: Videoconferências realizadas pelo programa gratuito ZOOM. www.zoom.us. As videoaulas serão ministradas pela autora e disponibilizadas gradativamente. Não há pré-requisitos mínimos relativos a conhecimentos de informática para frequentar esse curso. Recomenda-se uma internet de boa velocidade, para que os filmes rodem com qualidade e a interação nas videoconferências seja adequada.

Conteúdo: 41 videoaulas do curso, mais 13 videoaulas abertas com a autora e 57 textos digitalizados de artigos e livros, para leitura e mediação por meio de perguntas e respostas por escrito, com Multiplicador Tutor, supervisionado pela autora. O conteúdo é liberado gradativamente, de 4 em 4 semanas, somente após o aluno enviar à tutora as respostas das questões semanais propostas. Também o estudo de caso, para aplicação da metodologia Boquinhas deverá ser enviado, por email ou WhatsApp à autora, sob a forma de vídeo, áudio e/ou relato descritivo, para ser efetivamente mediado.

Supervisão: como diferencial nessa formação. O Tutor Multiplicador respaldará à distância, teoricamente o trabalho, individualmente, relativo às questões dos textos propostos. A autora supervisionará a aplicação prática .

Sala de videoconferência Online: para troca de ideias e conceitos relativos ao estudo, de presença obrigatória, em grupo, com todos os participantes, quinzenalmente, no site de videoconferências da ZOOM. Cada participante receberá um link de acesso no dia do encontro. O aluno deve possuir um aparelho (PC, celular ou tablet) para receber e transmitir imagem e som. Caso o aluno não possa estar presente, deverá acessar o vídeo salvo, como fórum, até o final da quinzena, deixando seu comentário sobre o assunto discutido.

Avaliação e Certificado de conclusão: O certificado de conclusão será concedido no encontro presencial, ao final do curso, ao aluno que tiver acessado o conteúdo mensal, participado de todas as 8 videoconferências, enviado as respostas dos textos ao tutor e o relato mensal de seu estudo de caso, à autora. A avaliação para se tornar um Multiplicador e ter direito a participar do encontro presencial será transcorrida durante todo o curso, pela participação, conteúdo e interesse do aluno.

Tolerância: Após a finalização do curso regular em 4 meses, haverá mais um mês de tolerância, para que os alunos atendam os quesitos necessários, caso haja atrasos.
Grupos de alunos: o grupo será fechado com no mínimo 10 e máximo de 30 alunos.


Investimento: 3.000,00 (três mil reais), que inclui todo o material do curso e os livros do Kit Alfa, podendo ser parcelado, no cartão de crédito, em até 6 parcelas (juros a partir da 4ª parcela). 


Dicas
Nossa experiência com o EAD tem nos mostrado que para um aluno ser bem-sucedido nesse curso, é preciso que:
• Tenha determinação para atingir suas metas de querer aprender Boquinhas;
• Tenha foco nos estudos aqui propostos, determinando um dia/horário para acessar a Plataforma e acessar/responder os textos recebidos;
• Tenha método para assistir as videoaulas, escolhendo um computador/internet de boa qualidade para rodar os vídeos e com tempo mínimo de 30 minutos para assisti-los por semana;
• Tenha tolerância com o conteúdo proposto, que mesmo teórico, é necessário para sua continuidade;
• Tenha disciplina para compreender e responder os textos em sequência, sem ficar pulando-os ou deixando-os para trás, pois eles foram elaborados pensando numa graduação de conhecimento;
• Esforce-se para aplicar os exercícios propostos, para que a prática seja realmente atingida no seu estudo de caso e confira aprendizagem e utilidade;
• Confie no seu Tutor e na autora, pois são qualificados para lhe assistir, sem julgamento ou preconceitos. Nosso objetivo é a aprendizagem;
• Não tenha medo de errar/acertar, pois para Boquinhas, na exposição está a verdadeira abertura para a mediação e aprendizagem;
• Acredite em você como um educador capaz de aprender e usar Boquinhas com sucesso. Sua autoestima é fundamental para o seu desempenho.

 

 

TEMAS DA GRADE CURRICULAR MULTIPLICADOR– 200 horas

1º MÊS = Temas:

- Apresentação do trabalho EAD Boquinhas;

- Sobre o Método das Boquinhas 2017;

- Autoridade, limite e disciplina na educação;

- Educação de qualidade;

- A visão do PNAIC sobre o Sistema Notacional;

- Fonema ou gesto articulatório?

- A aprendizagem da escrita pela criança;

- Letramento e Alfabetização;

- O construtivismo;

- Pedagogia da Autonomia;

- As reflexões sobre a língua no processo de ensino;

- Experiência Aprendizagem Mediada – EAM.

- 2 Videoconferências com a autora.

 

               2º MÊS = Temas:

- Principais métodos de alfabetização;

- A neurociência da leitura;

- Neurônios espelho;

- A medicalização no ensino;

- Distúrbios de aprendizagem: Dislexia e TDAH;

- Rotas de leitura: fonológica e lexical;

- Processos cognitivos da leitura;

- A função da cópia na alfabetização;

- A Psicogênense da escrita;

- A construção da escrita;

- O sistema de escrita;

- Os sons do Português;

- 2 Videoconferências com a autora.

               3º MÊS = Temas:

- Habilidades auditivas;

- A consciência fonológica/fonêmica/fonoarticulatória;

- Os passos da alfabetização com Boquinhas;

- Sondagens Boquinhas;

- O erro como uma forma de aprendizagem;

- As inversões e trocas de letras na escrita;

- O processo de leitura – movimentos sacádicos de olhos;

- Estratégias para melhorar o desempenho na leitura;

- A segmentação de palavras na escrita;

- Compreensão leitora;

- 2 Videoconferências com a autora.

               4º MÊS = Temas:

- Aprender a escrever, ensinar a escrever;

- Interpretação e produção de textos na alfabetização;

- O “Mapa de Ideias” de Boquinhas na alfabetização;

- Estudos de escritas;

- Estágios do desenvolvimento Infantil;

- A influência da era digital na escola atual;

- O lúdico na alfabetização;

- Alfabetização de adultos;

- Inclusão;

- Avaliação e autoavaliação;

- 2 Videoconferências com a autora.

                            PRÁTICA = Temas:

- Descrição dos articulemas e fonemas;

- O ensino das Vogais;

- Boquinhas e o ensino das consoantes – L-P-V-T-M;

- Boquinhas e o ensino das consoantes B-N-F-D;

- Boquinhas e o ensino das consoantes C/QU e R/RR;

- Boquinhas e o ensino das consoantes G/GU-r-J/GE/GI;

- Boquinhas e o ensino das consoantes S/CE-CI, X/CH, Z/ASA;

- Boquinhas e o ensino do LH,NH, PRA/PAR, ÃO/AM, AL/AU;

ENCONTRO PRESENCIAL

- Apresentação e boas vindas;

- Vivência de ministrar cursos;

- Vivência de prospectar cursos;

- Vivência de venda de materiais;

- Estudo dos tipos de cursos;

- Discussão dos procedimentos;

- Vivência da formação da Equipe Boquinhas;

- Encerramento e entrega de certificados.