DOMINÓ DE VOGAIS

Dominó com associação entre uma palavra e suas vogais/bocas.
R$ 49,00

Nova edição do jogo, agora com novo tamanho das cartas, embalagem sacolinha de TNT, maior e mais visíveis as bocas; cartas plastificadas.

 MANUAL DE INSTRUÇÕES

 Descrição

Alfabetizar-se implica conhecer as letras, mas principalmente seus sons, que são produzidos por uma Boca que os articula. Esse processo é muito abstrato para muitos aprendizes, podendo não ser bem sucedido, ou atrasar o seu avanço.

Nesse jogo Dominó de Vogais, elaborado pela autora Dra. Renata Jardini, trabalha-se o domínio visual de figuras, associado à sequência de vogais (letras) e articulações (boquinhas) das palavras dessas figuras. Esse é um trabalho de consciência fonológica e fonêmica (som individual), primordial para a alfabetização.

O aprendiz é estimulado pelos neurônios-espelho do cérebro a imitar a posição da boca, podendo reproduzir o seu som (fonema), que nem sempre é igual ao nome da letra. Nas imagens, o aprendiz é levado a falar a palavra e ouvir/ver a posição de sua boca para produzir cada vogal da palavra, em sequência, associando vogais e imagem. O lúdico, um jogo de dominó, confere fixação a esse processo, motivando e estimulando a criança.

Componentes

  • 25 cartas com sequência de letras/bocas das 5 vogais de nosso alfabeto e figuras que as representem;
  • Uma cartela de Boquinhas contendo todas as bocas/letras correspondentes.

Indicação

A partir de 3-4 anos, ou iniciantes da leitura e escrita. Uso individual, em duplas ou grupos de até 6 jogadores. Indicado para clínica, escola ou domicílio.

Objetivos

▪ Fixar o domínio das vogais e seu uso na escrita. Esse domínio mostra a fase da escrita silábica com valor sonoro;

▪ Desenvolver a consciência fonoarticulatória, que é a percepção do gesto articulatório ao se pronunciar a letra;

▪ Desenvolver a consciência fonêmica que é a percepção acústica do som das letras “dentro” da palavra de acordo com a sequência de sua ocorrência;

▪ Fazer o fechamento da palavra, isto é, identificá-la apenas a partir de suas vogais;

▪ Desenvolver o raciocínio e funções executivas.

Como jogar:

Distribuem-se 5 peças para cada jogador. Uma outra peça, deve ser colocada para início do jogo. As demais peças devem ser agrupadas para “compra”, caso o jogador não tenha a sequência certa.

O primeiro jogador deve procurar em suas peças a sequência de vogais e Boquinhas que completa a peça sorteada. Ex: se a figura for APITO, procurar a sequência AIO. Caso não tenha, compra UMA peça, e se não for a correta, passa a vez para o jogador seguinte, e assim sucessivamente, até que a peça certa seja encontrada. Ganha-se o jogo quem acabar suas peças primeiro.

Sugestão:

Pode-se formalizar o ensino da leitura e escrita, solicitando à criança que escreva em uma folha à parte, as vogais da palavra, fixando a Boquinha enquanto fala. Também pode ser dada a palavra toda, para cópia, usando-se a cartela de Boquinhas como apoio.

Como exercício suplementar, pode-se tentar descobrir, oralmente, outras palavras que tenham a mesma sequência de vogais das figuras do dominó.

                                                GABARITO DE RESPOSTAS

AOEE

SABONETE

AEA

PANELA

OA

ONDA

IO

MILHO

AAAI

ABACAXI

AAO

PALHAÇO

E

EOA

ESCOVA

EI

TÊNIS

OO

PORCO

OOEA

BORBOLETA

AE

BALDE

AIO

APITO

O

SOL

OAIA

JOANINHA

AOO

CACHORRO

OEA

BONECA

AAAE

ABACATE

EIA

MEIA

AA

FADA

AIEE

ALFINETE

UA

UVA

IEÃO

INJEÇÃO

 

 

AU

TATU

AO

GATO