DOMINÓ DE SÍLABAS COMPLEXAS

Dominó contendo associação de uma figura com as bocas da primeira sílaba de cada palavra, envolvendo sílabas complexas (VC, CCV, CVC).
R$ 77,00
R$ 49,00

 Nova edição do jogo, agora com 50 cartas; embalagem sacolinha de TNT; novo tamanho de cartas, maior e mais visíveis as bocas; cartas plastificadas.

 MANUAL DE INSTRUÇÕES

Descrição

Alfabetizar-se implica conhecer as letras, mas principalmente seus sons, que são produzidos por uma Boca que os articula. Esse processo é muito abstrato para muitos aprendizes, podendo não ser bem sucedido, ou atrasar o seu avanço.

Nesse jogo Dominó de Sílabas Complexas, elaborado pela autora Dra. Renata Jardini, trabalha-se o domínio visual de figuras, associado à sequência de letras e articulações (boquinhas) das sílabas iniciais dessas figuras. Esse é um trabalho de consciência fonológica e fonêmica (som individual), primordial para a alfabetização. Entendem-se sílabas complexas aquelas que possuem combinações diferenciadas do modelo simples consoante + vogal (CV), ou seja, VC, CVV, CVC, CCV, CCVC, que são bem mais difíceis de se ensinar e aprender, caso a alfabetização se paute somente na memorização.

O aprendiz é estimulado pelos neurônios-espelho do cérebro a imitar a posição da boca, podendo reproduzir o seu som (fonema), que nem sempre é igual ao nome da letra. Nas imagens, o aprendiz é levado a falar a palavra e ouvir/ver a posição de sua boca para produzir cada som em sequência da sílaba inicial da palavra, associando às suas imagens. O lúdico, um jogo de dominó, confere fixação a esse processo, motivando e estimulando a criança.

Componentes

  •  50 cartas com sequência de letras/bocas das sílabas iniciais das figuras que as representam;
  •  Uma cartela de Boquinhas contendo todas as bocas/letras correspondentes.

 Indicação

 A partir de 4-5 anos, ou iniciantes da leitura e escrita. Uso individual, em duplas ou grupos de até 6 jogadores. Indicado para clínica, escola ou domicílio.

 Objetivos

  • Fixar o domínio das sílabas complexas e seu uso na escrita;
  • Discriminar, com o auxílio das Boquinhas, as sílabas em que há inversões de letras, como TRA e TAR.
  • Desenvolver a consciência fonêmica (perceber o som da letra “dentro” da palavra) de acordo com a sequência de sua ocorrência;
  • Desenvolver a consciência fonoarticulatória, que é a percepção do gesto articulatório ao se pronunciar a letra;
  • Fazer o fechamento da palavra por análise e síntese auditiva, isto é, descobri-la a partir de sua sílaba inicial.

 Como jogar:

Distribuem-se 7 peças para cada jogador. Uma outra peça, deve ser colocada para início do jogo. As demais peças devem ser agrupadas para “compra”, caso o jogador não tenha a sequência certa.

Inicia-se o jogo pela peça com a figura da TARTARUGA. O jogador iniciante deve procurar em suas peças a sequência de letras e Boquinhas da sílaba inicial da palavra TARTARUGA, ou seja, TAR. Caso não tenha, compra uma peça do monte agrupado e, se ainda assim não a encontrar, passa a vez para o jogador seguinte, e assim sucessivamente, até que a peça correta seja encontrada. Ganha-se o jogo quem acabar suas peças primeiro.

 Observação:

 Nas figuras de /bolsa/, /calça/, /alface/, /polvo/ e /sol/, em que há presença do arquifonema /L/, deve-se enfatizar que na Língua Portuguesa falada no Brasil esse som é pronunciado como o fonema /U/, mas se escreve com a letra L (Boquinha do L, para fixação).

 Sugestão:

 Pode-se formalizar o ensino da leitura e escrita, solicitando à criança que escreva em uma folha à parte, a palavra toda, ou uma frase com esta palavra, fixando as Boquinhas enquanto fala. Também pode ser dada a palavra toda, para cópia e oferecidas para fixação, outras palavras contendo inversões de letras na sílaba.

                                    GABARITO DE RESPOSTAS

VUL

VULCÃO

AR

ÁRVORE

FOR

FORMIGA

FOS

FÓSFORO

TRA

TRATOR

AL

ALFACE

FAN

FANTASMA

POL

POLVO

BRA

BRAÇO

IN

INJEÇÃO

GRI

GRILO

BUM

BUMBUM

BRI

BRIGADEIRO

UR

URSO

LAN

LANTERNA

COM

COMPUTADOR

PER

PERNA

BOL

BOLSA

LIN

LÍNGUA

POR

PORCO

BAR

BARCO

BEN

BENGALA

JOR

JORNAL

SOR

SORVETE

BAN

BANCO

CAN

CANTOR

MON

MONTANHA

SOL

SOL

BOR

BORBOLETA

CAS

CASTELO

MAR

MARTELO

CIR

CIRCO

BRU

BRUXA

CAL

CALÇA

PRE

PRESENTE

GOR

GORDO

ON

ONDA

CAR

CARTEIRA

TOR

TORNEIRA

TER

TERMÔMETRO

ES

ESCADA

CIN

CINTO

PIN

PINGUIM

TAR

TARTARUGA

PEN

PENTE

DEN

DENTE

VEN

VENTILADOR

 

 

CRE

CREME

REI

REI

DOR

DORMIR