CORRIDA DE RIMAS BOQUINHAS

Para ensinar consciência fonológica - Rimas, bem fácil e rápido. Ideal para salas de aula e clínicas. Dois tabuleiros, um de imagens e outro de bocas e rimas.
R$ 45,00

PRÉ-LANÇAMENTO - PROMOCIONAL A 30,00.

ENTREGA A PARTIR DE 01/07/19.


Justificativa
Esse jogo foi criado pela autora do Método das Boquinhas®, Dra Renata Jardini e sua Multiplicadora Patrícia Hoffmeister. Fazer RIMAS é uma brincadeira infantil muito usada espontaneamente por qualquer criança a partir de cerca de 4 anos de idade.
O conceito de Rimas pertence à Consciência Fonológica, isto é, perceber os sons que as palavras/letras fazem. Rimar uma palavra não é apenas repetir a última sílaba, ou o último som. Exemplos: /barata/ NÃO RIMA COM /fita/, embora as duas palavras acabem com /ta/; NEM RIMA COM /bola/, embora as duas palavras terminem com /a/. MAS RIMA COM /batata, pirata, lata/ porque todas essas palavras terminam com ...ATA. A isso se denomina rima consoante, que é a mais usualmente trabalhada. Portanto, para se conhecer uma rima é preciso repetir os mesmos sons finais, A PARTIR DA VOGAL TÔNICA (mais forte) de cada palavra.
Como esse conceito é muito abstrato, a grande maioria das escolas ensina rimas associando o som às suas letras, o que, a nosso entender, descaracteriza a função sonora atrelada, favorecendo apenas a memória visual da palavra. Não aconselhamos que as letras sejam enfatizadas, mas seus SONS, que é o objetivo atrelado às rimas. Repetição de SONS. As letras serviriam apenas para comprovar essa ocorrência de repetição. E Boquinhas ensina rimas facilmente, de maneira concreta e simples, por associação das bocas que articulam esses sons.

Objetivos
• Desenvolver a Consciência Fonológica, construindo rimas;
• Estimular a aquisição da leitura e escrita favorecida pelas Boquinhas;
• Desenvolver a análise e síntese auditiva e a velocidade do processamento auditivo;
• Desenvolver a cognição.


Componentes dentro do saquinho
• 2 tabuleiros de Corrida (frente e verso), contendo 30 possibilidades de rimas;
• 1 dado e 6 piões;
• 1 cartela de Boquinhas.


Idade: a partir de 4 anos.
Participantes: 2 a 6 pessoas.


1. CORRIDA DE RIMAS - FIGURAS
Objetivo: Alcançar a casela “chegada”, no centro do tabuleiro.
Como Jogar: Na sua vez, cada jogador deverá lançar o dado e andar com seu pião quantas casas forem sorteadas, seguindo a direção das setas no tabuleiro. Em cada casa que cair, o jogador deverá falar o nome da figura e dizer uma palavra que rime com a mesma (exemplo: ESCADA rima com FADA, EMPADA, etc.).
Se o jogador acertar a rima, poderá avançar mais uma casa e em seguida passará a vez ao próximo jogador, senão, apenas passará a vez sem mais avançar. As palavras rimadas não podem ser repetidas.
Casa TODOS JOGAM: Quando um jogador cair na casa escrita TODOS JOGAM, ele pede uma rima de uma palavra. O jogador que primeiro responder, falando outra palavra que rime
com a pedida, ganhará o ponto, avançando uma casa. Se ninguém souber, o próprio jogador que pediu a rima poderá responder. Se acertar, anda uma casa. Se ninguém acertar, ele perde a vez. As palavras rimadas não podem ser repetidas.
Casa PERCA SUA VEZ: O jogador que cair nessa casa perderá a sua vez, não andando, nem falando rimas.
Casa JOGUE DE NOVO: O jogador que cair nessa casa deverá jogar o dado novamente e continuar nas instruções do “como jogar”.


2. CORRIDA DE RIMAS - BOCAS
Objetivo: Alcançar a casela “chegada”, no centro do tabuleiro.
Como Jogar: Na sua vez, cada jogador deverá lançar o dado e andar com seu pião quantas casas forem sorteadas, seguindo a direção das setas no tabuleiro. Em cada casa que cair, o jogador deverá ler a rima nela contida e dizer uma palavra que rime com a mesma (exemplo: ...ELO rima com cabelo, novelo, etc.).
Se o jogador acertar a rima, poderá avançar mais uma casa e em seguida passará a vez ao próximo jogador, senão, apenas passará a vez sem mais avançar. As palavras rimadas não podem ser repetidas.
Casa TODOS JOGAM: Quando um jogador cair na casa escrita TODOS JOGAM, ele pede uma rima, falando os sons finais de uma palavra. Exemplo: ...ETA. O jogador que primeiro responder, falando outra palavra que rime com a pedida, (EXEMPLO: borbolETA, marrETA, etc.) ganhará o ponto, avançando uma casa. Se ninguém souber, o próprio jogador que pediu a rima poderá responder. Se acertar, anda uma casa. Se ninguém acertar, ele perde a vez. As palavras rimadas não podem ser repetidas.
Casa PERCA SUA VEZ: O jogador que cair nessa casa perderá a sua vez, não andando, nem falando rimas.
Casa JOGUE DE NOVO: O jogador que cair nessa casa deverá jogar o dado novamente e continuar nas instruções do “como jogar”.
Vence o jogo quem conseguir alcançar primeiro a chegada!

 

 

SUGESTÕES DE RIMAS PARA AS IMAGENS DOS TABULEIROS

...Ã

maçã

romã

sutiã

...EIRA

carteira

bandeira

cadeira

torneira

...ADA

fada

escada

salada

tomada

...EL

carrossel

mel

pincel

anel

...ADO

dado

cadeado

soldado

telhado

...ELA

vela

janela

panela

berinjela

...AL

jornal

policial

varal

avental

...ELHA

ovelha

orelha

telha

abelha

...ALA

mala

bala

bengala

sala

...ELHO

coelho

joelho

vermelho

espelho

...ALO

galo

cavalo

calo

ralo

...ELO

gelo

cotovelo

camelo

cabelo

...AMA

cama

pijama

grama

lama

...ENTE

pente

presente

dente

semente

...ÃO

pão

leão

coração

violão

...ETA

borboleta

caneta

camiseta

corneta

...ÁRIO

armário

calendário

aquário

aniversário

...ETE

patinete

basquete

sete

charrete

...ATA

barata

batata

lata

pirata

...IA

melancia

pia

fotografia

fantasia

...ATE

tomate

abacate

alicate

chocolate

...INHA

galinha

joaninha

linha

cozinha

...ATO

gato

rato

sapato

pato

...ITO

mosquito

palito

apito

pirulito

...É

jacaré

boné

café

...OCA

oca

pipoca

minhoca

foca

...ECA

boneca

cueca

peteca

careca

...OLA

bola

cola

mola

gaiola

...EIA

baleia

teia

meia

sereia

...OR

trator

jogador

ventilador

computador

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