BOQUINHAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL - LIVRO DO PROFESSOR

Prepare o aluno para ser alfabetizado com segurança, trabalhando todos os pré-requisitos da leitura e escrita. Estimula e treina habilidades como fala, coordenação vísuo-motora, espaço-temporal, consciência fonológica, fonêmica e fonoarticulatória, etc.
R$ 83,00
R$ 79,00

 

A proposta deste livro é favorecer a aquisição da leitura e escrita, em estágios iniciais desse desenvolvimento, partindo de crianças com hipóteses de escrita pictóricas ou iconográficas (garatujas), oferecendo-lhe subsídios consistentes e diversificados, com enfoque multissensorial. Portanto, estamos nos reportando a qualquer tipo de crianças, qualquer tipo de escolas e qualquer tipo de educadores. Desta forma, a alfabetização nesse presente livro, será abordada de maneira informal e não sistemática, em que as letras, sons e boquinhas (grafemas/fonemas/articulemas) serão inseridos dentro do processo de desenvolvimento, que se dá individualmente, com graus variados de aquisição.

O Livro do Professor contém todas as explicações dos exercícios e atividades do livro do aluno, além de uma análise dos tipos de erros mais comumente encontrados.

O grande acréscimo desse trabalho é fornecer a associação som/fala/escrita, formalizando o processo de consciência fonêmica, que é considerado o preditor do sucesso de uma alfabetização segura, pois favorece a decodificação de letra em som, por meio da observação da Boquinha. O exercício-chave, da “formiguinha”, que acompanha todo o livro, reforça essa aquisição.

O Livro do Professor apresenta em Informações Preliminares os pré-requisitos básicos do Sistema Funcional de Linguagem e serem trabalhados com as crianças. Em seguida apresenta as atividades do Livro do Aluno de maneira descritiva, com as informações e explicações necessárias para a sua correta aplicação. Em apêndices, o leitor encontrará um “dicionário” de figuras, em ordem dos fonemas iniciais, de todas as palavras que são utilizadas com os alunos. Esse acervo poderá também ser utilizado para criação de novos exercícios.

Esses livros foram testados em um Projeto-Piloto no Município de Ribeirão Bonito/SP com 204 crianças e seus educadores, obtendo resultados bem acima do esperado pelas próprias autoras. O interesse para aprendizagem, atenção, raciocínio e velocidade na aquisição da leitura e escrita foram observados já nos primeiros meses de trabalho com a nova metodologia, resgatando a motivação do educador. Ao final do ciclo, 87,3% das crianças de 5 – 6 anos obtiveram êxito na alfabetização.