ATENÇÃO: É VOCÊ quem acessa o seu download, seja pago ou gratuito. NÃO HÁ ENVIO POR EMAIL.
A Tecnologia Educacional Método das Boquinhas foi idealizada pela Dra. Renata Jardini, para alfabetizar e reabilitar as dificuldades de leitura e escrita e tem sido utilizada em todo território nacional, como ferramenta de trabalho dentro de outros métodos e/ou como metodologia exclusiva, adotada pela sala de aula.
Sua fundamentação baseia-se em viabilizar o processo da conversão fonema/grafema (som/letra) por meio de uma “boca” que articula os sons. Dessa forma, os aprendizes têm pistas mais concretas para aprender, o que lhe conferem resultados mais rápidos e consistentes.
É prática comum entre educadores e clínicos se utilizarem de SONDAGENS simples para investigar a Psicogênese da Escrita, segundo os princípios norteados pelas autoras Ferreiro e Teberosky (1996).
Instrumento simples, de fácil aplicabilidade coletiva ou individual, contribui sobremaneira para o planejamento de trabalho e mediações com o aluno.
Segundo as autoras, a classificação pode ser simplificada em pré-silábicos, silábicos sem ou com valor sonoro, silábicos-alfabéticos, alfabéticos e alfabetizados.
Apesar das autoras não proporem sondagens em adultos, estendemos esse conceito, uma vez que adultos, quando se alfabetizam, passam pelas mesmas aquisições das crianças.
A maioria das sondagens realizadas é feita mediante ditado de palavras de mesmo campo semântico e variando gradativamente a complexidade das palavras. Optamos, deliberadamente, por sondagens baseadas em LEITURA por parte do educando, para que, também, essa fosse avaliada, além da escrita, propriamente dita. Foram escolhidas palavras e frases de complexidade gradativa e léxico variado, não permitindo a resposta por memorização simples. Em muitos casos, a evolução da leitura (que pode ser analisada nos mesmos moldes da escrita) se procede de maneira mais rápida que da escrita, uma vez que essa aquisição é mais simples neurofuncionalmente falando. Mas, caso o educador opte, poderá ele mesmo fazer a leitura da sondagem.
Esperamos contribuir com o controle da aprendizagem, de forma sistemática e coerente, a fim de agregar possibilidades para a pesquisa acadêmica.